O estudo ACEPI Economia Digital em Portugal 2022, analisa os diversos indicadores da economia digital em Portugal, permitindo avaliar a maturidade do país neste contexto.
O mundo está em constante mudança e as tecnologias digitais são, em simultâneo, o motor e o suporte a essa mudança gerando novas formas de consumir, de fazer negócio, de aprender e de viver em sociedade.
Em 2020, Portugal aprovou o seu plano de ação para a transição digital, que atribui prioridade à capacitação e inclusão digitais das pessoas, à transformação digital do tecido empresarial e da administração pública e à digitalização da educação. Estes objetivos são consentâneos com a vertente da transição digital do PRR português, que se centrará nas competências digitais e na digitalização das empresas, da administração pública e da educação.
Segundo o Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2022, a percentagem de empresas portuguesas com pelo menos um nível básico de intensidade digital é de 52%, sendo a média da União Europeia (UE) de 55%. As percentagens de utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a sustentabilidade ambiental, de pequenas e médias empresas que vendem online e de utilização de IA – Inteligência Artificial são superiores à média da UE. O número de empresas que utilizam serviços em nuvem aumentou relativamente ao ano passado.
Portugal situa-se entre os líderes da UE no que respeita a serviços públicos digitais, com uma pontuação superior à média da UE relativamente à integração das tecnologias digitais nas atividades empresariais.
Alguns números a reter:
- 29% - Pessoas com competências digitais mais avançadas em Portugal, sendo a média da EU de 26%
- 96% - Dos utilizadores de internet usam o smartphone para acesso à Internet
- 52% - De compradores online em 2021, representando um crescimento de 7% face a 2019
- 130 mil milhões de euros é a estimativa para o comércio eletrónico em Portugal em 2022 (B2C + B2B)
Fonte: ACEPI Economia Digital