Com o passar dos anos, as empresas procuraram novas formas de atrair clientes. Ao mesmo tempo, aqueles que terceirizaram serviços também procuraram novas formas de encontrar os melhores fornecedores, tendo como objetivo adquirirem parceiros credíveis e de confiança. Para ambos os casos, o mercado digital é a melhor forma de obter resultados rápidos e assertivos.
Um Marketplace é uma ferramenta de otimização amplamente utilizada em economias como os EUA.
Na sociedade portuguesa, é crucial participar do ambiente digital, particularmente no caso de vendedores de produtos e prestadores de serviços. Há quem prefira criar uma loja online, no entanto, criar um e-commerce nem sempre é vantajoso, pois requer o gasto de muito tempo e um alto investimento na sua criação, gestão e divulgação.
Uma alternativa é fazer parte de um Marketplace B2B (Business to Business), como o eFornecedor, por exemplo.
O Marketplace B2B apresenta diversas vantagens, entre elas, a segurança. Aderir a um Marketplace com outros players do mercado é uma decisão importante para ambos os lados da cadeia (compradores e fornecedores), pois são empresas idênticas no seu posicionamento e mindset.
Aqueles que compram podem verificar o status e reputação das empresas que estão ativas no Marketplace e escolher novas fontes de fornecimento com mais segurança. E aqueles que vendem ganham credibilidade na plataforma e, portanto, aumentam as hipóteses de fechar bons negócios.
A procura por clientes e fornecedores não é uma tarefa fácil. Requer uma extensa pesquisa de mercado, comparação de preços e definição de critérios de seleção, entre outros procedimentos. Além disso, a complexidade das vendas B2B é maior do que a das vendas B2C (Business to Consumer), devido a aspetos ambientais, financeiros e culturais - que são sempre considerados numa transação comercial, evidenciando uma otimização de processos internos à estrutura da empresa.
Quando as empresas negoceiam entre si, muitos gestores e departamentos estarão envolvidos no processo de qualificação e aprovação dos novos parceiros. Com o Marketplace, o cliente tem uma maior facilidade em encontrar fontes de fornecimento mais adequadas às suas necessidades, enquanto as negociações são mais simples e seguras.
O Marketplace funciona como uma montra. Portanto, estar presente numa plataforma deste tipo aumenta a probabilidade de o cliente encontrar a sua empresa e conhecer os seus produtos e serviços, localização e contactos.
Para os fornecedores, é importante manter as informações da empresa constantemente atualizadas, para ser facilmente encontrada durante as pesquisas, alavancando assim a exposição da sua empresa ao mercado e consumidores.
As plataformas que possuem funcionalidades de pedido de cotação ou reunião, onde as empresas fornecedoras recebem notificações de oportunidades, geradas pelos compradores, e iniciem o processo de negociação, aumentam exponencialmente a viabilidade de aumentar as suas vendas.
O Marketplace deve também possibilitar gerir processos e analisar o desempenho por meio de gráficos, estatísticas e exposição ao mercado, numa perspetiva de melhorar o controlo e gestão das relações com o seu público-alvo.
Não menos importante, temos o networking. Ao entrar num ambiente digital, com muitas outras empresas registadas, irá necessariamente ter contacto com pessoas e organizações que de outra forma não teria a oportunidade de conhecer.
Fortalecer relacionamentos e compreender como funcionam as propostas e estratégias dos seus concorrentes pode ser um importante fator de diferenciação para o seu negócio.
Se estava em dúvida se deveria ou não fazer parte de um Marketplace B2B, espero que este artigo o tenha convencido a escolher a melhor forma de aumentar as suas vendas no futuro, pois esta tendência chegou para ficar e ainda agora está a começar.