Como criar um plano de negócio de sucesso?

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Como criar um plano de negócio de sucesso?

Por Admin há 2 anos Diversos

Ainda esta semana debruçamo-nos sobre em que consiste e qual a importância da criação de um plano de negócios na hora de avançar com um investimento em empreendedorismo. Recapitulando, e resumindo, um plano de negócio é nada mais nada menos que um relato detalhado daquilo que constitui o seu negócio. Assim sendo, partilhamos consigo algumas dicas e uma estrutura para conseguir redigir um plano de negócios de sucesso.

1. Sumário Executivo

À semelhança do que acontece com a redação de uma introdução, em qualquer tipo de documento, o Sumário Executivo também pode ser redigido apenas no final. É o ponto de partida do plano de negócio, mas pode ser escrito no final. Tendo em conta que um plano de negócio pode ser a rampa de lançamento de uma empresa por expor todas as características, objetivos, dificuldades e estratégias e porque pode ser apresentado a investidores, convém que o Sumário seja escrito em plena consciência e com muito detalhe e brio. Esta etapa é talvez a mais importante porque pode determinar a atenção e o interesse do investidor. Desta forma, além dos números mais relevantes, deve responder a questões como:

  • Identificação do negócio (nome e área de atividade)
  • Missão
  • Âmbito do negócio e mercado potencial a que se dirige
  • Proposta de valor
  • entre outras.

2. História da Empresa

Sendo ela recente ou antiga, é importante que no plano de negócios seja retratada a história de criação da empresa. Assim, o leitor fica a conhecer melhor a essência da mesma. É relevante também conter a perspetiva do(s) investidor(es) responsável pela empresa.

3. Estudo de Mercado

Nesta etapa tudo se resume a um cenário hipotético. É importante que seja previsto um contexto de mercado específico para um produto que pode ou não existir. É indispensável analisar-se o que acontece noutros países e usar esses dados para prever o que poderá ou não acontecer com o negócio em questão. O objetivo é determinar a dimensão, o estádio de desenvolvimento e as características de quem pode vir a comprar o novo produto ou serviço. Ao mesmo tempo, permite identificar e definir o perfil dos competidores.

4. Posicionamento do Projeto

Aqui, o foco passa por posicionar o negócio. Identificar os objetivos que já foram concretizados, tudo o que foi alcançado até ao momento e o que irá acontecer. Esta informação visa, então, transmitir confiança aos investidores, mostrando-lhes que o projeto já está em desenvolvimento e que já há tarefas cumpridas com sucesso e dentro das expectativas.

No caso de não ter ainda valores e dados a apresentar, não há problema. Pode sempre recorrer à sua experiência passada para fundamentar o sucesso que prevê para o seu negócio.

5. Análise do Projeto e do Produto

O objetivo deste capítulo é conseguir fazer com que o leitor saiba qual é o produto,  para que serve, como funciona e por que é que é interessante para o público.

Ademais, espera-se que aqui se descrevam licenças, patentes já registadas e todo o processo produtivo por detrás da criação desse produto (medindo métricas de desempenho de produção, tempo e eficácia). Para cada atividade aqui identificada devem seguir também todas as ações necessárias para a concretizar. Em complemento devem ser identificadas também as forças e fraquezas do negócio.

A previsão do risco permite antecipar ações complementares e, com elas, amortecer o impacto na empresa.

6. Estratégia Comercial

Perante todas as questões identificadas, parte-se agora para a redação da estratégia comercial. Aqui, define-se, por exemplo, o custo de produção de um determinado produto. O valor identificado em conjunto com as margens praticadas pelo mercado e com a perceção de valor, permite determinar o Preço de Venda ao Público, o famoso PVP.

7. Controlo de Negócio

É a etapa fundamental para provar aos investidores a sustentabilidade do negócio. Através, por exemplo, da apresentação de relatórios de atividade. A informação deverá ser transparente, clara e concisa.

8. Investimento

Chega a secção do Plano dirigida exclusivamente aos investidores. A empresa deve, portanto, expor com clareza quais os modelos de participação possíveis, como também deverá incluir e justificar o valor de investimento necessário, o período e a modalidade de reembolso.

9. Modelo de Projeções Financeiras

Neste capítulo deverão ser apresentados três tipos de projeções: de vendas, de cash-flow e de Break-even. (mais tarde abordaremos estes três tipos de projeções)

Esperamos ter ajudado. Mantenha-se a par de todas as novidades no mundo dos negócios seguindo-nos nas redes sociais e consultando o nosso conteúdo de blog. 

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