Abrir uma empresa pode ser um processo emocionante e gratificante. No entanto, é importante estar ciente dos encargos financeiros que enfrentará ao dar início ao seu negócio. Deverá, portanto, considerar diversas variáveis.
Depois de decidida a categoria de empresa que pretende abrir e todo o projeto, inicia-se o processo de abertura de empresa. Em Portugal, de modo a facilitar este procedimento, foi criado o serviço Empresa na Hora nas lojas de cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado.
Após pesquisa e tomada de decisões quanto, por exemplo, ao nome da sua empresa, deverá dirigir–se ao balcão onde partilhará o nome da sua firma (diferente do nome comercial) que, por consequência, irá ser acompanhado com a designação correspondente à natureza jurídica da empresa (unipessoal; limitada; S.A., entre outros). Depois desta etapa segue-se a definição do pacto social pré-aprovado que pretende (onde constam as regras, sócios, valor de quotas, etc).
Registei a minha empresa e agora?
Após o registo através do Empresa na Hora, deverá proceder à entrega nas Finanças (até 15 dias depois da data de registo) da Declaração de Início de Atividade - devidamente assinada pelo Contabilista Certificado. A acrescer a esta obrigação, dispõe ainda de 30 dias para proceder ao pedido do Registo Central do Beneficiário Efetivo.
Como sabemos, para abrir uma empresa é também necessário definir-se o capital social. Deste modo, tem 5 dias após o registo da empresa para proceder ao depósito do valor que estipulou para o capital social do seu negócio. Agora, dependendo muito da categoria jurídica da sua empresa, da quantidade de sócios e dos bens móveis e imóveis, as despesas variam. Todavia, os custos gerais correspondem:
- Custo do Registo: 360€;
- Certificado de Admissibilidade para a criação da empresa: 70€ ou 150€ (se for pedido urgente);
- Se tiver imóveis ou participações sociais: 50€/imóvel ou quota;
- Sociedades com bens móveis: 30€/bem;
- Automóveis: c/ limite de 30 mil euros: 20€ por veículo;
Além disso, terá de ter em conta as despesas adicionais com o Contabilista Certificado e Advogado; com a sede da empresa e instalações; com fornecedores (no caso de se aplicar); Serviços (água, luz, internet, etc); Colaboradores. Pode ainda precisar de uma licença para que o seu negócio possa funcionar legalmente, bem como irá precisar obrigatoriamente de um Livro de Reclamações.
A acrescer a estas despesas, surgem também os impostos associados como, por exemplo, o Imposto sobre o Rendimento de pessoas Coletivas, a Taxa Social Única e o Imposto sobre o Valor Acrescentado.
Aconselhamos a que encontre e recorra a profissionais da área que lhe possam fornecer o devido acompanhamento em todo o processo.
Artigo patrocinado por Contarea - Gestão e Contabilidade