Erros mais comuns na liderança de uma empresa

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Erros mais comuns na liderança de uma empresa

Por Admin há 1 ano Diversos

Um cargo ou postura de líder de uma empresa nem sempre é fácil e pode, até, assustar quem se submete a ele. Assim sendo, há um conjunto considerável de erros comuns em quem lidera. Neste artigo abordaremos alguns para que os evite e/ou possa melhorar.

Um líder de um negócio gere pessoas, define metas, delega tarefas, mantém-se constantemente atualizado e inspira a sua equipa. Para ser um líder de sucesso não é proibido errar. Aliás, muitas vezes, errar e evoluir é o que determina o sucesso de um líder.

Contudo, existem problemas quase sistémicos e transversais no tempo que afastam um líder do sucesso. Exemplos são:

  1. Confundir ‘chefe’ com líder

Autoritarismo e centralização são características que não combinam com os líderes do futuro. É comum ouvirem-se histórias de gestores pouco receptivos à mudança e a novas ideias, bem como de tomarem decisões arbitrárias, monopolizando os créditos do trabalho da equipa que gere.

Um bom líder reconhece o trabalho, dedicação e mérito da sua equipa, valorizando o seu trabalho. Um bom líder procura apoiar e contribuir para uma facilitação do trabalho cooperando com a sua equipa.

  1. Não identificar capacidades individuais

Outro erro bastante comum nos líderes é o de não identificar as capacidades e talentos dos colaboradores que compõem a equipa. Uma forma válida e importante para aumentar a eficácia de um grupo de trabalho é conseguir-se identificar estas características individuais para delegar as tarefas de uma forma adequada e adaptada.

No fim, a equipa e a empresa ganham com o aproveitamento respeitador destas capacidades.

  1. Ignorar as metas estabelecidas

Muitas vezes, na correria dos dias e na pressão diária do trabalho e após serem delegados à equipa acontece os objetivos e metas delineados previamente serem esquecidos ou ignorados. O líder após delegar, “ignora” essas metas e encara-as como já não sendo da sua responsabilidade.

  1. Ser indiferente aos problemas da equipa

Quer sejam individuais quer sejam de grupo, um bom líder deverá ter em conta o bem-estar e os problemas que a sua equipa enfrenta, garantindo uma forma de os superar e de contribuir para um bom ambiente de trabalho. É, por isso, extremamente importante demonstrar empatia para com os seus problemas e ser transparente em relação a como pretende trabalhar para os resolver, mantendo um canal de comunicação leve e aberto a cada membro. 

Em breve partilhamos mais alguns erros comuns de um líder. Fique desse lado e leia mais artigos sobre liderança e empreendedorismo aqui

 

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