Estagflação: o que é?

Diversos


Estagflação: o que é?

Por Admin há 1 ano Diversos

Um cenário económico caracterizado por uma alta taxa de inflação, crescimento económico lento e desemprego constantemente alto

 

O que é estagflação?
A estagflação é um cenário económico no qual a taxa de inflação é alta, a taxa de crescimento económico diminui e o desemprego permanece constantemente alto. Esta combinação desfavorável é indesejável e pode ser um dilema para os governos, uma vez que a maioria das ações destinadas a reduzir a inflação pode aumentar os níveis de desemprego, e as políticas destinadas a diminuir o desemprego podem piorar a inflação.


Causas da estagflação
Não há consenso entre os economistas sobre as causas da estagflação. Cada corrente económica tem a sua própria visão sobre as suas origens. No entanto, duas das principais teorias apontam para: cadeia de fornecimento e más políticas económicas.

A teoria da cadeia de fornecimento sugere que a estagflação ocorre quando uma economia enfrenta um aumento ou diminuição repentina na oferta de um determinado bem, ou serviço, como, por exemplo, o rápido aumento do preço do petróleo. Nesta situação, os preços disparam, tornando a produção mais cara e menos lucrativa, atrasando assim o crescimento económico.

Uma segunda teoria afirma que a estagflação pode ser o resultado de uma política económica mal planeada ou mal executada. Por exemplo, um governo pode criar uma política que prejudique as indústrias quando aumenta a oferta monetária muito rapidamente. A ocorrência simultânea dessas políticas pode levar a um crescimento económico mais lento e a uma inflação mais alta.


Exemplo de Estagflação
A estagflação é cara e difícil de eliminar, tanto em termos sociais quanto fiscais. Existem apenas alguns exemplos na história. O mais notável ocorreu na década de 1970 nos Estados Unidos.

O início da estagflação na década de 1970 foi atribuído à política económica insustentável do Federal Reserve dos EUA durante os anos de boom do final dos anos 1950 e 1960. O FED Americano tomou medidas para manter o desemprego baixo e aumentar a procura generalizada por produtos e serviços na década de 1960. No entanto, o desemprego anormalmente baixo durante essa década desencadeou algo chamado espiral de preços e salários.

O embargo do petróleo da OPEP em 1973 também contribuiu para o cenário económico indesejado nos Estados Unidos da América. As indústrias por todo o país sofreram com os preços excessivamente altos do petróleo devido à sua escassez no mercado. A procura caiu para novos mínimos e a produção industrial diminuiu drasticamente.

 

Artigo enviado por Contarea - Gestão e Contabilidade
O texto e imagens são da exclusiva responsabilidade dos autores

Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar.
Autenticação Obrigatória

Por favor faça Log In para publicar o seu comentário.

Entrar

Partilhar

Tags