H2H é um modelo de empresa centrado nas pessoas que está a revolucionar a forma como interagimos com os clientes e organizamos o marketing.
Certamente já ouviu falar ou leu sobre B2B e B2C - dois modelos de negócio que funcionam para fins e públicos diferentes. No caso, e respetivamente, um representa as empresas que trabalham para outras empresas (“empresa para empresa”) enquanto que o outro representa as que comercializam para o consumidor final (“empresa para consumidor final”).
Recentemente surgiu um novo conceito/modelo cuja sigla remete para H2H que, traduzida, significa Humano para Humano. Mas em que consiste ao certo?
É um novo modelo focado na abordagem aos consumidores com foco para as relações entre as pessoas. De um modo geral, a comunicação está intimamente ligada à ideia de H2H. Como resultado, pode-se dizer que o marketing humano para humano é levado a cabo por indivíduos para indivíduos. Ou seja, que se foca na perspectiva humana da relação comercial.
Este tipo de marketing dá alta prioridade aos sentimentos dos consumidores, a fim de lhes ser sensível e de estabelecer relacionamentos duradouros. Trata-se de uma comunicação que se caracteriza por ser próxima, simpática e compassiva que considera as diferentes realidades e perspectivas.
Será que o H2H vem substituir o B2B e o B2C?
Certos especialistas em marketing acreditam que o H2H deve substituir outras abordagens de comunicação.
Bryan Kramer, autor de “Não há mais B2B ou B2C: é de humano para humano”, defende que as pessoas, ao contrário das empresas, têm emoções. Projetando assim o facto de que o ser humano enquanto indivíduo deseja ser compreendido, deseja sentir que faz parte de algo maior. Desta forma, mesmo quando o negócio ou a relação empresarial se faz de empresa para empresa deverá ocorrer um levantar do véu no que diz respeito à identidade das pessoas que estão por trás da marca em questão.