O relatório anual "Small Business, Big Opportunity", divulgado pela empresa de tecnologia Sage, mostra que as pequenas e médias empresas (PME) em Portugal estão mais otimistas quanto às perspetivas de sucesso, em comparação com as PME de outros países.
O inquérito foi feito a quase 12.000 PME de todo o mundo, incluindo 1.032 portuguesas. Nele, 76% das empresas portuguesas inquiridas mostraram-se confiantes, em comparação com os 71% do total mundial. Além disso, 41% das PME portuguesas relataram um aumento nas receitas nos últimos 12 meses, contra 34% a nível global, mesmo com o aumento dos custos e da pressão considerável sobre as receitas em 2022.
Derk Bleeker, presidente da Sage na EMEA, afirmou que "o facto de as PME dos principais países da União, como Portugal, estarem cada vez mais otimistas quanto às suas perspetivas, revela que estão mais resilientes do que nunca".
O estudo também conclui que as PME portuguesas têm grandes ambições de crescimento e um bom desempenho na conquista dos objetivos de receita. Relativamente às aspirações de venda do negócio de forma mais rentável no futuro, 13% dos fundadores das PME portuguesas pretendem fazê-lo, enquanto apenas 7% o desejam a nível mundial.
Ana Ribeiro, diretora comercial da Sage em Portugal, explica que "este otimismo e crescimento face à adversidade permitirão às PME portuguesas trilhar o caminho do sucesso, bem como contar com as ferramentas e o apoio necessários para aproveitar esta abordagem positiva".