Quais as diferenças entre Fatura e Fatura-Recibo?

Diversos


Quais as diferenças entre Fatura e Fatura-Recibo?

Por Admin há 1 ano Diversos

Se tem acompanhado o nosso blog, saberá que ao longo das últimas semanas temos vindo a abordar temas sobre as questões técnicas referentes ao processo de faturação. Hoje explicamos-lhe a diferença entre Fatura e Fatura-Recibo e como emitir uma.

Sempre que ocorre uma troca (seja de serviços ou produtos) é obrigatório emitir uma fatura. Neste quadro existem 3 diferentes tipos de documentos oficiais: Fatura; Recibo e Fatura-Recibo. Recorrer a qualquer um destes dependerá sempre da sua intenção e necessidade. De seguida identificamos as breves diferenças para que compreenda o sentido desta última frase.

Fatura

A Fatura é um documento contabilístico que emitimos e representa uma troca entre duas partes. Grosso modo falando, serve como uma forma de solicitar um pagamento acordado previamente.

Para emitir a fatura deverá ter do seu lado as seguintes informações: nome ou denominação social do prestador de serviços ou fornecedor de bens (no caso, será o seu), acompanhado do seu Número de Identificação Fiscal (NIF). Além disso, e a respeito da segunda parte aqui envolvida, terá de ter do seu lado o nome ou denominação social do destinatário desses serviços ou bens e do seu respetivo NIF.

Quanto ao que está a ser faturado, terá de identificar corretamente a troca que está a ocorrer (ou seja, se se trata de uma troca de bens ou de uma prestação de serviço e detalhá-la) seguida do valor dessa ação. Por fim, chega a parte das taxas aplicáveis, o montante de IVA liquidado (no caso de estar isento, identificar o motivo que justifique essa isenção.

Aconselhamos também a acrescentar na fatura a data em que o fornecimento de bens ou a prestação de serviços aconteceu no caso eventual de não corresponder à data que consta na data de emissão da fatura.

Recibo

Tal como o nome indica, o Recibo é um documento contabilístico que o indivíduo emite quando o pagamento da fatura foi realizado e validado. À semelhança da fatura, o recibo deve conter algumas informações importantes, nomeadamente a data de transação, os dados do comerciante, os dados do cliente e a descrição dos produtos e/ou serviços faturados previamente, bem como todas as questões referentes às taxas aplicáveis.

Fatura-Recibo

A Fatura-Recibo surge como uma junção dos dois documentos atrás mencionados e explicados. É emitida quando se trata de um pronto pagamento - onde a aquisição e o pagamento dos bens ou da prestação de serviços coincide.

Artigo patrocinado por Contarea - Gestão e Contabilidade

Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar.
Autenticação Obrigatória

Por favor faça Log In para publicar o seu comentário.

Entrar

Partilhar

Tags