Quero empreender, mas de que forma o posso fazer?

Diversos


Quero empreender, mas de que forma o posso fazer?

Por Admin há 1 ano Diversos

Antes de dar o primeiro passo no universo do empreendedorismo, investindo tempo e dinheiro em prol de um projeto ou até de uma ideia, é imperativo conhecerem-se as nuances que giram em torno desta questão.

Tomando conhecimento de como funciona e de quantos tipos existem, evitam-se, assim, adversidades e futuros dissabores.

Se já pensou em empreender e/ou dar início a um projeto, este artigo é para si. Aqui, introduzimos este conceito e desvendamos alguns tipos de empreendedorismo existentes.

Foi em França que este conceito surgiu pela primeira vez e foi há cerca de 10 anos que se oficializou em Portugal, muito devido à crise e às necessidades que esta levantou. De um modo geral, e de acordo com o dicionário português Priberam, empreendedorismo significa:

“Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza acções ou idealiza novos métodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer actividades de organização e administração”

"empreendedorismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021

Desta forma, perante as necessidades de cada empreendedor, surgiram diferentes tipos que, segundo a pesquisa de Alexandra Teixeira, se resumem a um grupo de 14 tipos.

  1. Empreendedorismo por Necessidade;
  2. Empreendedorismo Social;
  3. Empreendedorismo Ético;
  4. Empreendedorismo de Capital;
  5. Empreendedorismo Digital;
  6. Empreendedorismo Familiar;
  7. Empreendedorismo Comunitário;
  8. Empreendedorismo Municipal;
  9. Empreendedorismo Estatal;
  10. Empreendedorismo Local;
  11. Empreendedorismo na Terceira Idade;
  12. Empreendedorismo em Jovens;
  13. Empreendedorismo Start-up;
  14. Intra-empreendedorismo;

Destes 14 diferentes tipos, destacamos os mais comuns.

1. Empreendedorismo Startup

Este é talvez o que mais ouvimos falar nos últimos tempos, muito devido aos apoios do atual sistema governativo. Mas em que consiste? Ora, de um modo geral, caracteriza-se pela criação e desenvolvimento de novas empresas, com o objetivo de implementar e desenvolver produtos e serviços inovadores.

2. Empreendedorismo por necessidade

Há uma grande diferença que destaca este tipo dos restantes que se deve à sua urgência. Pelas adversidades e obstáculos que a vida, por vezes, nos presenteia, o empreendedorismo surge aqui como uma possível solução. Contudo, a urgência em conseguir fazê-lo pela necessidade a ele intrínseca, faz com que, muitas vezes, não seja planeado.

3. Empreendedorismo Social

Caracteriza-se por ser uma das formas não lucrativas de empreender, visando proporcionar soluções inovadoras para problemas de ordem social.

Como mencionamos e identificamos atrás, existem diferentes tipos e todos eles são importantes. Nos próximos artigos falaremos de mais tipos. Por hoje ficamos com estes três.

Esperamos ter ajudado.

Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar.
Autenticação Obrigatória

Por favor faça Log In para publicar o seu comentário.

Entrar

Partilhar

Tags