No que diz respeito às categorias de empresas, existe um conjunto vasto de opções que podem ir de Empresário em Nome Individual - que vamos tratar no presente artigo - a Sociedade Unipessoal por Quotas a, por exemplo, um Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada (EIRL).
Mas em que consiste ao certo um Empresário em Nome Individual?
Para quem está a dar os primeiros passos na constituição de uma empresa esta pode ser uma boa opção. Consiste na forma jurídica mais simples de estruturação de uma empresa. Isto é, não é necessário estabelecer um montante mínimo para o capital social, por exemplo.
É uma forma mais direcionada para pequenos negócios, uma vez que implica um investimento reduzido em comparação com as restantes categorias, bem como apresenta um investimento de baixo risco nos mais diversos setores.
Como o nome indica, esta categoria remete para um indivíduo, para uma ação a solo. Significando esta afirmação que o nome comercial deverá ser o nome civil completo (ou abreviado) do empresário em questão - podendo incluir o setor de trabalho ou área de destaque dos serviços que presta ou produtos que comercializa.
Neste caso, não há propriamente uma separação entre o que é da empresa e o que é da pessoa responsável - ocorre, portanto, uma espécie de fusão entre os dois. O empresário é, assim, responsável pelas dívidas da empresa através dos seus bens pessoais e empresariais.
Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas. Se permanece com algumas questões ou se gostaria de ver aqui abordado outro tema, entre em contacto connosco. Aguardamos com muito agrado a sua participação.