Vantagens e desvantagens de um Estágio Profissional para uma empresa

Diversos


Vantagens e desvantagens de um Estágio Profissional para uma empresa

Por Admin há 1 ano Diversos

Os Estágios Profissionais têm desempenhado um papel fundamental na transição dos estudantes para o mercado de trabalho. Proporcionam aos jovens a oportunidade de adquirir experiência prática, desenvolver competências profissionais e estabelecer uma rede de contactos dentro do setor. Neste artigo discutiremos as vantagens e desvantagens de uma empresa oferecer um estágio profissional e abordaremos a perspetiva dos dois elementos: do estudante e da organização/empresa.

Como ponto de partida, decidimos partilhar consigo em que consiste o estágio profissional e a duração média de um. De um modo geral, corresponde a uma formação prática em contexto de trabalho que se destina a complementar e a aperfeiçoar as competências do estagiário. Em média, podem durar até 12 meses, exceto quando o estágio profissional é obrigatório para poder exercer uma determinada profissão - aqui já falamos em 18 meses de estágio.

Vantagens para o estagiário

  • Prática: o estágio profissional oferece ao estagiário a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade num ambiente de trabalho real.
  • Exposição: proporciona ao estagiário a oportunidade de se familiarizar com o setor em que deseja trabalhar. Assim, aprendem tendências, desafios e descobrem oportunidades existentes no mercado;
  • Networking: o estagiário tem a oportunidade de interagir com profissionais experientes, colegas de trabalho e potenciais mentores.
  • Valorização do currículo: ter um estágio profissional no currículo é altamente valorizado pelos empregadores. Demonstra que o candidato tem experiência prática e está disposto a investir tempo e esforço no desenvolvimento das suas competências.

Vantagens para as empresas:

  • Recrutamento de talentos: os estágios são uma forma eficaz de identificar e recrutar jovens talentosos. As empresas podem avaliar o desempenho dos estagiários ao longo do programa e identificar aqueles com potencial para se tornarem futuros colaboradores;
  • Renovação e Inovação: os estagiários trazem novas perspectivas e ideias para a empresa. Podem trazer conhecimentos atualizados e competências técnicas que podem ajudar a empresa a manter-se competitiva num mercado em constante evolução;
  • Redução de custos: ao contratar na condição de estágio profissional, as empresas podem reduzir os custos operacionais já que geralmente recebem uma remuneração menor em comparação com os colaboradores efetivos.

Porém, como em tudo, há também desvantagens e, em relação ao estágio profissional, podemos apontar o investimento de tempo e recursos - uma vez que acompanhar e orientar os estagiários requer tempo e recursos da empresa. Os supervisores terão de dedicar tempo para treinar, orientar e avaliar o desempenho dos estagiários - o que pode influenciar a produtividade a curto prazo; bem como a rotatividade - alguns estágios têm uma duração limitada, podendo resultar em rotatividade frequente de estágios.

Tinha conhecimento destas características?

Esperamos ter ajudado!

Artigo patrocinado por Contarea - Gestão e Contabilidade

Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar.
Autenticação Obrigatória

Por favor faça Log In para publicar o seu comentário.

Entrar

Partilhar

Tags