Sabia que em 2022 mais de 710 mil empreendedores eram trabalhadores por conta própria e mais de 850 mil desenvolveram a sua atividade como Empresários a Nome Individual?
É verdade, saiba agora qual a diferença entre estas duas categorias de empresários.
Trabalhador Independente
“Recibos verdes” - acreditamos que não será um conceito novo para si. Um Trabalhador Independente está intrinsecamente associado a eles - permitindo, estes últimos, prestar serviços a um ou mais clientes a título individual - sem vínculo a uma entidade patronal. Neste caso os custos de constituição são inexistentes e consistem num início de atividade célere e simples.
Três vantagens de ser Trabalhador Independente:
- Possibilidade de Isenção do pagamento de contribuições à Segurança Social (no caso de ser igualmente trabalhador por conta de outrem), pensionista ou se for a primeira vez que está como Trabalhador Independente.
- Direito a proteção no desemprego (cessação de atividade), doença, parentalidade, doenças profissionais, invalidez, velhice e morte.
Regime simplificado de tributação em IRS
Empresário a Nome Individual
Neste caso, o empresário é o único titular da sua empresa que pode prestar serviços e pode vender produtos a um ou mais clientes. Como vimos num artigo passado, o nome comercial deverá ser o nome civil completo ou abreviado do empresário em questão e pode incluiu uma expressão ou frase que identifique o setor de atividade. Não existe separação entre o que é do empresário e o que é da empresa, devendo ele assumir a responsabilidade sobre as dívidas da empresa através dos seus bens pessoais e empresariais.
Três vantagens de ser ENI:
- Isenção do pagamento de contribuições à Segurança Social no primeiro ano de atividade
- Direito a proteção no desemprego, doença, parentalidade, invalidez, velhice e morte.
- Regime simplificado de tributação em IRS;
Esperamos ter ajudado a decifrar as grandes diferenças entre estas duas categorias.